a vaquinha alentejana... (e outros bichos esquisitos)

21 x 21 | capa dura | 28 paginas

 

texto & ilustrações: Vítor Franco & D'Arcy Albuquerque

 

ano: 2010

 


Objectivo

 Servir de instrumento na interacção entre pais e filhos para a descoberta das cores e do mundo dos animais. Promover a fantasia e a imaginação infantis a partir do jogo dos absurdos e dos contrários.

 

Estrutura

 As páginas pares contem um pequeno texto em forma de quadra (estrutura literária popular na produção oral alentejana) que apresenta uma ideia surreal relativamente aos animais e aos seus respectivos padrões e cores. As páginas impares, por sua vez, contem uma ilustração sóbrea correspondente a cada quadra.

 

Fundamentação

Um livro infantil pode ser um recurso importante para a proximidade, o diálogo e o tempo em comum de pais e filhos.

Este livro tem como objectivo principal enriquecer o tempo que pais e filhos passam juntos. Os pais podem ler (ou dar a ler) aos seus filhos pequenos os textos que acompanham cada imagem. O mais importante, no entanto, é que possam conversar a partir desse texto e dessa imagem. Desse modo o pai e a mãe vão entender melhor o mundo de fantasia e imaginação da criança e esta vai descobrindo, pouco a pouco, o mundo das coisas que a rodeiam.

As cores e os animais são o foco deste livro. As cores enchem os objectos e a fantasia infantil dando tonalidades várias ao mundo e enriquecendo-o. Os animais são objecto da curiosidade infantil nestas idades, porque também eles são parte importante da descoberta do mundo.

Em cada página uma cor e um animal estão juntos de uma forma estranha e inesperada. O resto da fantasia e da informação estão dentro do pai, da mãe e da criança, para fazerem um caminho conjunto de construção e descoberta.